LEÓN "LORENA"

Léon Larenas Izquierdo


 

 

Brevemente teremos aqui uma descrição maior de quem é o Sr. León "Lorena" Larenas Izquierdo.

Depois de um encontro com o Sr. León e, agosto de 2012, muito material foi revisto no site, e estamos escrevendo sua história que tem sido muito rica e produtiva, sendo o Lorena-GT apenas uma parte, para nós importante, de sua vida. Temos pouco mais de 6 horas de gravação com o Sr. León que estamos organizando e completando lacunas deixadas em nossa conversa.

 

 

 


      Reportagem da revista "4 Rodas",

      número 137, Dezembro de 1971, página 126,

      contando a história de León "Lorena".

 


Como encontrei o Sr. León "Lorena"

Por muitos anos procurei pelo Sr León Lorena. A única referência sólida era a reportagem acima da revista "4-Rodas".

Os anos passaram e cada dia achava mais difícil o encontrar. Pesquisa no Google, Facebook, amigos, nada.

No dia 5 de julho de 2012, o amigo Felipe Nicoliello publicou no seu blog (www.pumaclassic.com.br) uma reportagem sobre o Puma GT 4R, da revista Veja de 21/maio/1969, em que aparecia uma foto da Lorena vermelha do Olavo Pires, da qual eu tinha uma foto muito ruim. A reportagem citava, referindo-se ao Lorena GT: "...que o espanhol Larenas Izquierdo trouxe de Miami.". Quem seria este "Larenas Izquierdo"?

Pesquisas na Internet me trouxeram que, o tal "Larenas Izquierdo", era na verdade um chileno de nome León Larenas Izquierdo, nascido em 1922, data que fechava com a data de nascimento do León "Lorena", segundo a reportagem da revista 4-Rodas. Tinha uma filha que residia em São Paulo. Tinha que ser ele. Consegui localizar ("Santa" Internet) a filha do Sr. León Larenas Izquierdo, e levei quatro angustiantes dias tentando falar com ela. Me confirmou ser o próprio León "Lorena", e que o mesmo estava residindo com ela em São Paulo. Nos dias a seguir marquei uma ida para São Paulo o que acabou em um encontro com o Sr. León no dia 08 de agosto.

Fui extremamente bem recebido pelo Sr. León, sua esposa, filha e genro, e passamos uma tarde inteira conversando sobre sua vida, agitada, colorida, cheia de idéias, de realizações, claro que a maior parte da conversa sobre o Lorena GT. Está com 90 anos, forte, saudável, cheio de idéias, com lembranças vivas de tudo o que passou, e realmente foi para mim um momento todo mágico o encontro com ele.

Agradeço aqui ao Sr. León "Lorena" e a toda sua família pela agradável acolhida que tive.

Mário Estivalét - agosto/2012

Fotos em 08 de agosto de 2012, na residência do Sr. León

 

León "Lorena" e sua esposa Dna. Rosa                                León Lorena, sua esposa e sua filha Pámela

 

 

 

Sr. León "Lorena" com o guarda-pó utilizado na fábrica do Lorena-GT

 


Fotos em 16 de setembro de 2012, na residência do Sr. León

 

Luiz Fernando Lapagesse, fabricante do Lorena GT-L, junto com o Sr. León "Lorena" Larenas Izquierdo, fabricante do Lorena GT.


León Larenas Izquierdo e sua, Ángela Rosa "Rosita" Teresa Paz García-Corrochano (25/novembro/1932 - 23/julho/2013)


* * *