LORENA Utilitário e Buggy


Em março de 1972 foi noticiado que a Lorena, após instalar-se no Rio de Janeiro, passaria a produzir um veículo utilitário, que poderia ter várias configurações inclusive a de um motor-home. Além do utilitário, passaria a se produzido também um novo Buggy.

Os dois veículos nunca passaram da fase de desenhos, e nenhum protótipo chegou a ser produzido.

Na verdade os dois veículos eram baseados em veículos já existentes.

O "Utilitário" era baseado no modelo da Hot Wheels, da Mattel, denominado "Deora". A  Mattel chegou a produzir a partir do modelo Hot Wheels um modelo em tamanho real deste veículo.

O Buggy, era a reprodução do Manx SR, produzido nos Estados Unidos pela Meyers Manx a partir de 1970. Desconhecemos a negociação da licença para fabricação deste buggy pela Lorena. Este modelo chegou a ser produzido posteriormente pela Glaspac, com o nome de "Super Bug", porém poucas unidades foram fabricadas.


"Jornal do Brasil" - 22/Março/1972 - "Caderno de Automóveis e Turismo"
"Lorena cria Utilitário Versátil"


Carro Deora, construído pela Mattel, a partir de um modelo Hot Wheels de 1968

Observa-se que as linhas laterais são exatamente as mesmas do "Deora". A frente apresenta pequenas diferenças, inclusive a Lorena apresenta das frentes, uma com faróis retangulares e outra com os faróis redondos. A porta da "Deora" era a frente do carro, já o Utilitáio Lorena apresenta portas normais, mas com o mesmo recorte das janelas.


Revista "4 Rodas" No 145 - Agosto/1972 - Páginas 94 à 97

"Super Bug"

 


* * *