LORENA GT-L

                           Histórico

   


A volta da Lorena GT (2008 - 2020)

A Carroceria

Em 2007, Luiz Fernando Lapagesse, Saquarema, Rio de Janeiro, um apaixonado por carros de fibra, "garimpando" em São Paulo uma carroceria réplica de um Porsche 550, acidentalmente encontrou uma de Lorena GT que estava "arquivada".

A carroceria nunca havia sido montada, estando intacta, sem furos apesar de necessitar um extenso trabalho de recuperação da fibra, face aos anos de abandono em que tinha permanecido. Faltavam os capos dianteiro e traseiro.

Já com longa experiência no trabalho em fibra de vidro, o feliz proprietário iniciou a restauração da carroceria. Com o desenvolver do trabalho, revelou-se que a carroceria em questão possivelmente é a de  de um Mirage GT, fabricadas  eentre 1977 e 1981.

A Réplica

Iniciado o trabalho de recuperação, durante 2008 conversando com amigos, surgiu a idéia de reproduzir a carroceria, um carro relativamente difícil de ser encontrado com suas características originais mantidas. A idéia tomou corpo, com vistas a construção de réplicas do Lorena GT, e eventualmente também a produção de carros com a carroceria do Lorena, porém com mecânica mais atualizada. Outro proprietário de Lorena, Volker Froese também proprietário de Lorena GT (Carro 1.02), também amante de carros de fibra, engenheiro, e com experiência no trabalho com fibra-de-vidro, juntou-se à idéia de re-produzir o carro, e desenvolveu os novos moldes. que ficaram prontos no final da 2009.

Os Moldes

Em junho de 2009 iniciou-se a fabricação dos moldes. Foram produzidos os 25 moldes necessários para a confecção da carroceria (molde externo, moldes internos, caixas de para-lamas, faróis portas e capos com moldes externos e interno, etc). As portas do Lorena revelaram-se um problema enorme, sendo grandes e pesadas e com extrema dificuldade no desenvolvimento das dobradiças. Os vidros foram produzidos respeitando-se a total originalidade. O sistema de acionamento dos vidros das portas, grande problema nos Lorena, foi atualizado, podendo ser utilizado sistema de acionamento elétrico. Todos os problemas foram solucionados pacientemente e de forma a garantir um produto final de ótima qualidade e acabamento, e em dezembro de 2009 a primeira carroceria foi fabricada. Algumas imperfeições foram corrigidas nos moldes a fim de iniciar-se a efetiva produção de carrocerias.

O carro original, com sua missão de servir para a fabricação dos moldes foi restaurado, e iniciou-se a produção de carrocerias.

Produção

Em janeiro de 2010 iniciou-se a produção propriamente dita.

Durante 2010 foram fabricadas seis (6) carrocerias (001-006), em 2013 duas (2) carrocerias (007 e 008) e 2014 uma (1) carroceria (009). Segundo Luiz Fernando, mais 9 (nove) carrocerias foram fabricados, totalizando 18 (dezoito) carrocerias, mas não tivemos acesso as informações ou fotos destas carrocerias. Em 2012 duas (2) carrocerias foram comercializadas (001-002), e em 2014 mais uma (1) carroceria foi vendida (004).

O carro era vendido como a carroceria, composta por carroceria em si, portas, capôs, painel, vidros (para-brisas, vigia traseiro, e vidros das portas), dobradiças de Puma, e com alguns detalhes para finalizar acabamentos, como dobradiças de capôs, e fechaduras. Podia ser entregue com um chassis VW a critério do cliente, o qual deveria providenciar a documentação do carro.

A carroceria 005 foi caracterizada como o carro da equipe Colégio Arte e Instrução, pilotado por Sidney Cardoso; a carroceria 008 foi caracterizada com uma pintura verde e amarela de competição, e a carroceria 007 foi recortada e iniciado um trabalho de transformá-la em um modelo Targa, e a carroceria 009 estava destinada e receber um chassis Espron, e motor Audi, o que não se realizou.

Em julho de 2020, três carros foram adquiridos por Neder Santana, de Guarapari-ES (carro 4.2-Mirage, e carros 5.003-Lorena GTL, e 5.005-Lorena GTL), que também adquiriu os moldes, cessando a fabricação e comercialização por Fernando Lapagesse.

Veja também os links abaixo

Desenvolvimento   -   Reportagens


Aquisição de uma carroceria de Lorena GT - 2007

 

 

Veja também Carro 4.02


   Fabricação dos moldes - junho de 2009

  

  

Volker Froese desenvolvendo os moldes (ver "Carro 1.02")


   Pintura para a fabricação dos moldes externos - Julho de 2009

  


 Flangeamento para a fabricação dos moldes externos - Agosto de 2009

  

  


 Fabricação dos moldes externos - Setembro de 2009

  

  


Moldes prontos - Novembro de 2009

     

     

  

Desenvolvimento dos vidros                                                   Desenvolvimento das máquinas de vidros e trincos


Primeiras carrocerias - Janeiro de 2010

     

     

  

  


Setembro de 2011

    

    

Novembro de 2012

Carro Mirage original, carroceria005, 008, e número desconhecido


Vista da Fábrica

   



Agosto de 2020 - os carros e moldes seguindo para Guarapari - ES

   

Carros 5-05, 5-03, 4.02 e moldes sendo transportados para Guarapari-ES.

     

Moldes já em Guarapari.


Desenvolvimento   -   Reportagens


* * *