Terceira Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo - 1969

Data: 

21/setembro/1969

Local:

Rio de Janeiro / Guanabara

Prova:

Terceira Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo

   

Automóvel:

Lorena Porsche 2000  -  N°: 20 (azul)

Piloto:

Sidney Cardoso

Equipe:

Colégio Arte e Instrução

Chegada:

não largou - quebrou na volta de apresentação (melhor tempo no warm-up)


 

Depoimento de Sidney Cardoso

"Tenho aqui naquele histórico que haviam feito para a EXPOSITEC:
"Nessa prova Sidney também tinha feito o melhor tempo de classificação (warm-up no dia da corrida), mas ao dar uma volta antes da largada, o Lorena-Porsche quebrou. O jeito foi ficar de expectador enquanto seus companheiros corriam".

Penso que está certo, pelos seguintes motivos:
1 - Me lembro do fato;
2 - Saiu um comentário na época no jornal Gazeta de Notícias, falando assim:

"O Dr. Ernayde, chefe da equipe Colégio Arte e Instrução, precisa organizar mais sua equipe, se antes seus carros quebravam nas corridas, agora quebram antes delas começarem".

3 - Ao editar o filme da corrida da quebra do trambulador (Três Horas de Velocidade do Rio de Janeiro), encontrei várias cenas de boxe, onde aparecia eu com macacão branco e o Lorena azul. Comentei com o rapaz da edição: - Legal, essas cenas estão com boa qualidade, e aparecem mecânicos conhecidos  como Antonio ex Dacon, Ferreirinha, enfim, a equipe toda. Vamos aproveitá-las para homenageá-los, além do que como o carro quebrou logo no início não teremos muitas cenas de corrida.
Acontece que após estas cenas não apareceram as de corridas como seria o normal, pulou para cenas de boxes novamente (porque o carro havia quebrado, entendeu?), estando eu com macacão branco e as cenas da corrida que ele quebrou o trambulador. (imagem abaixo)" (Sidney Cardoso)

No dia da corrida, no warm up da manhã, Sidney tinha feito o melhor tempo de classificação com tanque cheio, porque a Lola havia apresentado problemas, mas ao dar uma volta antes da largada o motor de seu Lorena-Porsche quebrou. Mais tarde Antônio detectou que o defeito era na bomba de óleo.


Fotos: acervo Sidney Cardoso

  

 Esq. p direita: Roberto, Joaquim, Sidney, Ricardo Duque              Esq. p direita. Antônio, Roberto, Joaquim, mais atrás piloto

 Estrada, Luiz, Celina e Paulo “Bigode”. A turma desapontada        Ricardo Duque Estrada e Sidney Cardoso, todos desolados

 em ver que o Lorena havia feito melhor tempo de manhã,               com a quebra do motor.

 mas "batera biela".                                                                                                                Fotos Waldir Braga, “Estrela”


Jornal "Folha de São Paulo" - 22/Setembro/1969


Jornal "Correio da Manhã" - 23/Setembro/1969


Jornal "Correio da Manhã" - 28/Setembro/1969


* * *