Quinta Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo

Data: 

27/dezembro/1969

Local:

Rio de Janeiro / Guanabara

Prova:

Quinta Etapa do Campeonato Carioca de Automobilismo

   

Automóvel:

Lorena Porsche 2000  -  N°: 22 (vermelha)

Piloto:

Sidney Cardoso

Equipe:

Colégio Arte e Instrução

Chegada:

5° lugar – melhor volta da prova


 

Depoimento de Sidney Cardoso

"Esta corrida foi a seguinte aos 1000 Kms da Guanabara, 14-12-69. Como o carro havia se comportado muito bem naquela prova longa, os mecânicos Antonio e Sidney julgaram que seria melhor apenas lubrificá-lo, trocar óleo, velas e pneus, não mexer mais nada.

O Lorena estava liderando quando de repente soltou-se o tanque, e a gasolina foi vazando e inundando a cabine. Ela ficou literalmente como uma banheira, só que de gasolina de helicóptero, a de cor roxa que os Porsches usavam de 90 octanas.

A gasolina esteve perto dos bornes da bateria que ficava no assoalho do carro, e me vinha à cabeça: "se soltar uma fagulha nos bornes vamos pelos ares." Quando freava nas entradas de curvas chuáaa, formava uma onda indo pra frente quando acelerava, chuáaa, a onda ia pra trás, mas sabe como é a gente quer ganhar e acaba seguindo. Até que na volta de número 22 de uma corrida de 30 voltas, acabou a gasolina do tanque, o motor ficou sem combustível, fazendo o carro parar. Os mecânicos foram ver o que havia acontecido, descobriram que durante os 1000 Kms três dos quatro fixadores do tanque haviam se soltado, ele estava preso apenas por um. Chegaram a esta conclusão devido à oxidação em três parafusos e o quarto por não ter indicava que se rompera nesta corrida." (Sidney Cardoso)


Fotos: acervo Sidney Cardoso

 Lorena-Porsche na entrada do miolo Autódromo do Rio                                                  Foto Waldir Braga, "Estrela".


"Jornal do Brasil" - 24/Dezembro/1969 - Caderno de Automóveis e Turismo
"Domingo, tem corrida no Rio"


Revista "Auto Esporte", No 64 - Fevereiro/1970 - páginas 72 à 77

"No Rio Final do Campeonato"

 

 

 

 

 

Comentário sobre a reportagem acima:
Nesta descrição da revista há um pequeno equívoco na segunda parte quando diz que Sidney entra para o Box definitivamente.

Ele se lembra que não parou no Box, sua gasolina acabou no miolo, aliás, como vocês podem constatar, a própria revista, quando dá o resultado final, o aponta em quinto lugar com 22 voltas. Sidney diz que equívocos costumam acontecer com humanos e que vindo da revista Auto Esporte está pra lá de desculpável, pois, segundo ele, é a mais imparcial e completa sobre automobilismo.


"Jornal do Brasil" - 31/dezembro/1969 - Caderno de Automóveis e Turismo
"Mini-Cooper foi o grande vencedor domingo, no AIR"


Jornal "Folha de São Paulo" - 29/Dezembro/1969


Jornal "Estado de São Paulo" - 30/Dezembro/1969 - pág. 24


* * *